Conheça as cargas horárias e validade dos cursos de segurança do trabalho

Conheça as cargas horárias e validade dos cursos de segurança do trabalho

Se manter atualizado na área de segurança do trabalho é algo mais que importante para se ter um bom desempenho, é obrigatório pois faz parte das exigências das NRs. Por isso é necessário manter os seus treinamentos e o da sua equipe em dia, nesse post vamos te ajudar a se planejar para isso.

Qual a diferença entre as cargas horárias?

Se você é um profissional de RH e precisa marcar o treinamento para os funcionários, saber essa diferença é algo determinante para que possa se programar da maneira adequada.

Ao procurar um curso você provavelmente vai se deparar com cargas horárias diferentes para o mesmo treinamento, isso porque cada uma cumpre com uma exigência das normas regulamentadoras, a diferença vai focar se o curso será de formação ou de reciclagem.

Curso de formação pode ser de dois tipos:

Certificação para técnicos: aqui o técnico em segurança do trabalho faz a especialização em algum treinamento ou máquina para que possa ministrar treinamentos.

Curso de formação base: primeiro treinamento para capacitar os funcionários para realizar determinada atividade ou a manobrar um equipamento, como cursos de trabalho em altura, operador de retroescavadeira, etc.

Cursos de Reciclagem Como o nome indica, aqui os funcionários já possuem o curso base e realizarão uma reciclagem dos conceitos e práticas.

Validade do curso

Dessa forma podemos dizer que cada curso possui uma carga horária proporcional a sua finalidade. Os cursos de formação base vão exigir, naturalmente, mais tempo para o aprendizado em comparação a um curso de reciclagem.

A validade do curso se refere a periodicidade que o profissional deve rever a teórica e prática. Esse período varia conforme o curso, geralmente entre 1 a 2 anos. Isso garante que o profissional se mantenha capacitado e atualizado, também para que tenha um melhor aproveitamento no trabalho.

Vale lembrar que cada atividade ou máquina exige um tipo de treinamento específico, logo cada segmento do mercado pode exigir do profissional mais de um tipo de treinamento.

Quais são as cargas horárias dos cursos de segurança do trabalho?

Agora que falamos sobre a diferença nas cargas horárias você vai conseguir se programar muito melhor a respeito, seja para sua especialização ou para preparo dos funcionários da sua empresa. Separamos aqui uma lista com alguns dos principais cursos da área e a carga horária média oferecida nas instituições.

NR05 – CIPA: A carga horaria agora vai depender do grau de risco da empresa. Validade 1 ano independentemente da carga horaria aplicada.

NR06 – EPI: Curso base: 06hs

NR10 – Eletricidade: Curso base 40hs/ Reciclagem não especificado pela norma. Validade 2 anos

NR11 – Movimentação de Carga: Curso base não tem carga horaria especificado na norma, assim como a validade não esta especificada na norma.

Para as maquinas englobadas nesta NR é conforme a complexidade de cada equipamento. Recomendamos no mínimo 08hs por equipamento.

NR12 – Maquinas e equipamentos: Curso base não tem carga horaria especificado na norma, assim como a validade não esta especificada na norma.

Para as maquinas englobadas nesta NR é conforme a complexidade de cada equipamento. Recomendamos no mínimo 08hs por equipamento.

NR12 – PPRPS: Não especificado na norma, assim como a validade não esta especificada na norma. Recomendamos no mínimo 08hs.

NR33 – Espaço confinado Vigia: Curso base 16hs / Reciclagem 08hs, validade 1 ano

NR33 – Espaço confinado Supervisor: Curso Base 40hs / Reciclagem 08hs, validade 1 ano

NR35 – Trabalho em Altura: Curso base 08hs / Reciclagem 08hs, validade 2 anos

Direção Defensiva: Não é especificado. Recomendamos no mínimo 08hs.

Compartilhe
Veja também outras notícias
Siga a Ágil nas redes sociais:
© 2021 - Todos direitos reservados - Ágil Consultoria Ocupacional