Parada de manutenção: quais principais capacitações são necessárias?

Parada de manutenção: quais principais capacitações são necessárias?

A parada das atividades de uma empresa para a realização da manutenção das estruturas, maquinário e todos os recursos para o funcionamento da empresa é de extrema importância para manter o bom andamento e alcance das metas estabelecidas. Mas vamos pensar em quem está envolvido nessa etapa?

Os profissionais que vão colocar a mão na massa para a realização das atividades precisam obter capacitação específica. Dentre elas, vamos citar as principais:

Operador de: guindastes, plataforma elevatória, ponte rolante, empilhadeira, manipulador telescópico, pá carregadeira e retroescavadeira.

Com a capacitação específica, além de evitar acidentes, os operadores de máquinas podem explorar e aproveitar melhor os recursos das máquinas para otimizar a operação. 

Também exigem capacitações específicas:

- Amarração de cargas;

- Espaço confinado;

- Montagem de andaime;

- NR 10 – Segurança com eletricidade;

- NR 26 – Emergência com produtos químicos;

- Trabalho a quente;

- Trabalho em altura.

O objetivo dessas capacitações na parada de manutenção é que as rotinas de segurança, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a preocupação com a ergonomia – itens fundamentais na prevenção de acidentes, aconteçam de forma natural para o trabalhador, evitando que a obrigação cause algum descontentamento.

Para saber mais sobre treinamentos para capacitação de seus colaboradores, entre em contato conosco!

Compartilhe
Veja também outras notícias
Siga a Ágil nas redes sociais:
© 2021 - Todos direitos reservados - Ágil Consultoria Ocupacional