Principais requisitos da NR-13 para o funcionamento seguro de caldeiras

Principais requisitos da NR-13 para o funcionamento seguro de caldeiras

A Norma Regulamentadora 13 cita as responsabilidades por parte das organizações, ou seja, com está sendo tratada a empresa e os funcionários para que haja um funcionamento seguro das caldeiras e todos os equipamentos de trabalho.

Além disso, cita toda a documentação das caldeiras, que envolvem os responsáveis técnicos, inspeções e manutenções. A partir disso, o treinamento e a prática profissional supervisionada são partes integrantes do processo para que seja seguro e eficaz a operação, afim de evitar acidentes.

 

Riscos do trabalho com caldeiras

Os riscos estão presentes nas seguintes situações: operação de equipamentos abrangidos pela NR-13 sem os dispositivos de segurança, a inspeção de segurança periódica de caldeira em atraso, ausência de dispositivos de segurança ou bloqueados em desacordo  com a justificativa técnica, a falta de dispositivo de controle do nível de água na caldeira ou a indisponibilidade operacional, em caso de inaptidão operacional constate em relatório de inspeção, a caldeira em operação sem o controle do operador.

Outra situação que evidencia risco de acidente com caldeira é uma inspeção de segurança sendo executada sem a responsabilidade técnica de um profissional legalmente habilitado. As inspeções de segurança das caldeiras devem ser baseadas por exames e testes onde o profissional legalmente habilitado tem competência para atestar. Além disso, os trabalhadores envolvidos e demais executantes devem estar em condições de segurança para a realização dos exames e testes.

 

Itens para funcionamento seguro de caldeiras

Para um funcionamento seguro de caldeira, é necessário dispor dos seguintes itens conforme a NR-13:

- Válvula de segurança com pressão de abertura ajustada em valor igual ou inferior à Pressão Máxima de Trabalho Admissível – PMTA

- Instrumento que indique a pressão do vapor acumulado

- Sistema dedicado de drenagem rápida de água em caldeiras de recuperação de álcalis, com ações automáticas após acionamento pelo operador

- Injetor ou sistema de alimentação de água independente do principal, nas caldeiras

de combustível sólido não atomizado ou com queima em suspensão

- Sistema automático de controle do nível de água com intertravamento que evite o superaquecimento por alimentação deficiente.

Quer saber mais sobre os principais requisitos da NR-13 para o funcionamento seguro de caldeiras? Mande sua dúvida para a gente. Entre em contato conosco!

Compartilhe
Veja também outras notícias
Siga a Ágil nas redes sociais:
© 2021 - Todos direitos reservados - Ágil Consultoria Ocupacional