Como dimensionar o equipamento de guindar no Plano de Rigging?

Como dimensionar o equipamento de guindar no Plano de Rigging?

Neste artigo, vamos falar sobre como dimensionar o equipamento de guindar na elaboração do Plano de Rigging. Vamos lá?

O que deve ser observado nos equipamentos de guindar?

Cuidados especiais devem ser tomados pelos operadores nas execuções de diversos tipos de trabalho. Assim, é possível preservar a integridade física do equipamento.

O equipamento de guindar, por exemplo, foi projetado para suportar determinados esforços que não devem ser ultrapassados de maneira nenhuma. A capacidade nominal é válida com a lança totalmente retraída, a cada lance que é projetada. Ao aumentar o seu comprimento proporcionalmente existe uma perda da capacidade de carga.

Ou seja, as cargas máximas a serem levantadas são proporcionais às distâncias entre a ponta da lança e a da coluna, de acordo com o gráfico de carga de cada equipamento.

Devemos observar as condições das sapatas, a dimensão, as condições das placas de apoio, o quadrante operacional, capacidade em relação à velocidade do vento e, principalmente a capacidade nominal do equipamento.

Considerações para o correto dimensionamento do equipamento de guindar no Plano de Rigging

Com a tecnologia que o mercado oferece em relação a equipamentos de guindar, é preciso considerar alguns fatores na hora de fazer a escolha. Além disso, deve-se considerar as condições adversas que poderão ser encontradas para executar a movimentação de cargas.

Os acessórios que sertão úteis para a movimentação de cargas podem comprometer a capacidade de elevação do equipamento de guindar. Dentre eles, os mais usuais são as lingas de cabos de aço, cinta ou corrente.

Além desses acessórios devemos considerar:

- A Carga Bruta Estática, compreendida como carga líquida, que é o foco principal na movimentação de cargas no Plano de Rigging.

- O peso dos acessórios de amarração;

- O peso do cabo de aço bem como o peso do guincho e seus componentes.

É preciso considerar o fator de contingência do peso da Carga Bruta Estática e acrescentar 3% para chegar ao valor da carga exigida.

Em seguida, é preciso avaliar a diferença entre a capacidade de elevação do equipamento de guindar e o valor da carga exigida, que deverá ser abaixo de 75%. Dessa forma, é possível ter o correto dimensionamento do equipamento de guindar no Plano de Rigging.

Quer saber mais sobre como dimensionar o equipamento? Entre em contato conosco! Acesse o nosso site e confira todos os cursos disponíveis!

Compartilhe
Veja também outras notícias
Siga a Ágil nas redes sociais:
© 2021 - Todos direitos reservados - Ágil Consultoria Ocupacional