O que mudou com a atualização da NR05 - CIPA

O que mudou com a atualização da NR05 - CIPA

A atualização da NR05 que estabelece a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA tem como objetivo de facilitar a aplicação da norma nos estabelecimentos. A seguir, vamos explicar o que mudou.

Entenda as atualizações da NR05 - CIPA

Antes de dimensionar a CIPA era necessário ter os dados do Agrupamento de setores econômicos pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE. Hoje, só é preciso ter os dados do grau de risco constante na CNAE, com apenas um quadro dentro da NR05 para dimensionar a CIPA no estabelecimento.

Com a forma facilitada, as reuniões ordinárias obtiveram flexibilização de acordo com o porte da empresa e a critério da CIPA, sendo o(a) secretário(a) nomeado(a) pelos membros a cada reunião, que tem a responsabilidade de ser o redator da ata.

De acordo com o grau de risco da empresa, a carga horária do treinamento pode variar de oito a vinte horas. Todas as pessoas que são integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, que pode ser Médico(a) do Trabalho, Engenheiro(a) de Segurança do Trabalho, Técnico(a) de Segurança do Trabalho, Enfermeiro(a) do Trabalho e Auxiliar ou Técnico(a) em Enfermagem do Trabalho, não são obrigados a fazer o treinamento da CIPA, caso sejam membros representantes da organização ou dos empregados.

As empresas que não possuem o SESMT podem contar com o serviço da Ágil para implantação da CIPA. E como é o processo?

O primeiro passo é a implantação que é comunicada a convocação da eleição preparando todas as pessoas da empresa com uma reunião para esclarecimento de como funciona todos os trabalhos dando início do processo eleitoral.

O segundo passo é a formação da comissão eleitoral, que cuidará de todo o processo desde as inscrições dos candidatos até a eleição.

O terceiro passo é a eleição. Por fim, é realizada do treinamento.

No plano de trabalho de implantação a empresa também pode contar com a consultoria de acompanhamento dos trabalhos durante a gestão da CIPA. Inclusive, nas reuniões ordinárias, incentivando os membros a realizarem os trabalhos para atingir os objetivos da norma e às pessoas da empresa no geral a participar de todas as atividades.

Quer saber mais sobre atualização da NR05 e a implantação da CIPA? Entre em contato conosco.

Compartilhe
Veja também outras notícias
Siga a Ágil nas redes sociais:
© 2021 - Todos direitos reservados - Ágil Consultoria Ocupacional