Treinamentos Para Manutenção Predial

Treinamentos Para Manutenção Predial

A conservação predial e segurança patrimonial, como falamos em nosso último artigo, inclui profissionais em sua maioria terceirizados que tenham treinamentos, para recepção, limpeza, jardinagem e segurança. Dando continuidade a este contexto, vamos falar neste artigo sobre capacitação específica para funções relacionadas à equipe de manutenção.

Em empreendimentos maiores, como complexos empresariais e shoppings, além dos colaboradores citados acima, também são necessárias equipes para manutenção hidráulica e elétrica do prédio, e uma escala de bombeiros civis para garantir a preservação da estrutura e a integridade física dos ocupantes do prédio.

Para tais funções, equipes treinadas e especializadas são fundamentais, já que incidentes relacionados a falta de manutenção podem causar danos a estrutura do prédio e arriscar a segurança das pessoas e, consequentemente, aumentar o risco de quebra de contrato entre a contratante e a terceirizada.

Por isso, as empresas responsáveis por estas áreas devem investir intensamente em capacitação profissional para evitar acidentes ou, em caso de incidentes, garantir que os protocolos de contingência serão aplicados com eficácia.

Em quais treinamentos devo investir?

Para os profissionais que atuarão nos bastidores do empreendimento, assim como os treinamentos de NR05 – CIPA, NR06 – Uso correto de EPIs e NR12 – Segurança no Trabalho em máquinas e equipamentos, que são cursos básicos para qualquer área de atuação, é importante investir em capacitação específica.

As funções relacionadas a manutenção estão mais expostas a riscos de acidentes do que tarefas relacionadas a recepção ou limpeza, por exemplo, e, por isso, devem ser executadas com precisão, conhecimento e segurança.

Para a manutenção

Os profissionais especializados na manutenção do local devem receber treinamento de acordo com suas funções, seja hidráulica ou elétrica.

Além disso, existem cursos úteis para ambos os setores, já que abrangem situações que podem acontecer em qualquer reparo, seja o vazamento de um cano ou um conserto no quadro elétrico. A Ágil Ocupacional oferece capacitação especializada e que pode ser aplicada para estes profissionais, como:

NR10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

Curso básico com carga horária de 40h

Curso complementar com carga horária de 40h

NR35 - Trabalho Em Altura

Curso com carga horária de 8 horas

Para corpo de bombeiros

Para o combate de incêndios, há dois tipos de situações: a equipe de bombeiros especializada pela prevenção de acidentes deste tipo, e que será acionada em caso de qualquer suspeita e um time de colaboradores, de diversas áreas, treinados para colaborar em caso de incêndios. A brigada de incêndio irá, juntamente com os bombeiros, auxiliar as pessoas a deixarem o prédio com segurança, calma e agilidade. A quantidade de pessoas que irão integrar a brigada de incêndio é definida por leis estaduais, e devem ser consultadas juntamente com um profissional da área, já a definição de quais serão os colaboradores que farão parte desse grupo é feita pelo empregador. A Ágil Ocupacional oferece treinamentos básicos e específicos e que podem ser aplicados para equipes de qualquer setor:

NR20 - Inflamáveis E Combustíveis

Curso integração com carga horária de 4 horas

Curso básico com carga horária de 8 horas

Curso intermediário com carga horária de 16 horas

Curso avançado I com carga horária de 24 horas

Curso avançado II com carga horária de 32 horas

Curso específico com carga horária de 16 horas

Independente do setor de atuação da equipe, é importante que a reciclagem dos treinamentos seja feita periodicamente, assim como exigido na norma regulamentadora, ou sempre que houver troca de função, mudança de empresa, retorno de afastamento ou inatividade e qualquer modificação na estrutura do local ou na organização do trabalho.

A Ágil Ocupacional leva segurança e proficiência até a sua empresa com treinamentos in company. Fale com a Ágil para capacitar seus colaboradores com eficiência e assegurar a confiança da sua equipe para seus contratantes.

Compartilhe
Veja também outras notícias
Siga a Ágil nas redes sociais:
© 2021 - Todos direitos reservados - Ágil Consultoria Ocupacional