Laudo NR12: qual é o objetivo?

Laudo NR12: qual é o objetivo?

O objetivo geral do laudo consiste em aplicar e implementar a Norma Regulamentadora - NR12 – Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos. Para isso, define referência técnica, princípios fundamentais e medidas de proteção para resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores, considerando o ambiente prático da realização das atividades focado na análise de uma determinada máquina.

Tendo em vista o campo de automação, percebe-se que o cenário no mercado exige um controle maior da parte operacional e possui grande relevância, já que propicia economia de tempo e viabiliza a gestão de processos. Com isso, otimiza o monitoramento de resultados e formulação de relatórios precisos referente à produção.

Além disso, o laudo técnico facilita a comunicação interna por meio da integração dos setores e apoia os processos de tomada de decisões por serem elaborados tomando como referências as técnicas normativas.

No contexto da elaboração do laudo técnico, o estudo é importante, mesmo que a máquina tenha sido fabricada seguindo todos os requisitos e procedimentos para melhoria do processo, a fim de garantir a integridade física das pessoas que estarão expostas e do ambiente.

É necessário destacar que o equipamento pode ser fabricado em outro país, estando com estrutura consideravelmente mais segura que os requisitos mínimos apontados nas normas de segurança do Brasil. Nesse caso, é necessária a realização da análise técnica para possíveis adaptações e alinhamento de informações para as normas do Brasil, no qual será realizado o uso operacional dessa máquina ou equipamento.

Quer saber mais sobre Laudo Técnico da NR12? Entre em contato conosco!

Compartilhe
Veja também outras notícias
Siga a Ágil nas redes sociais:
© 2021 - Todos direitos reservados - Ágil Consultoria Ocupacional