Entenda a importância do treinamento de Plano de Rigging para a equipe de apoio

Entenda a importância do treinamento de Plano de Rigging para a equipe de apoio

Neste artigo vamos falar mais sobre a importância do treinamento de Plano de Rigging para a equipe de apoio. Vamos lá?

A NR-12 estabelece que os profissionais de movimentação de carga, nomeado rigger, é responsável pelo planejamento e elaboração do plano de movimentação de cargas. Esse profissional deve ser capacitado antes que assuma a função a fim de executar as atividades com segurança.

No treinamento são apresentados os conceitos de noções de física aplicada com estudo da pressão para determinar a correta utilização das placas de apoio por baixo dos estabilizadores, independentemente da aparência do solo.

Outro conceito importante que pode acarretar problemas na movimentação de cargas são as condições naturais do vento devido ao constante movimento. Por sua vez, os ventos possuem diferentes características, estabelecendo a classificação dos tipos de ventos existentes no planeta, em que varia de acordo com a intensidade, direção, temperatura, umidade, além de fatores locais. Os principais são brisa, tufão, ciclone, furacão, tornado, etc.

A velocidade do vento pode ser detectada por um equipamento chamado anemômetro, isso porque os equipamentos indicados para a movimentação da carga constante no Plano de Rigging possui limite de capacidade em relação à velocidade do vento.

Além disso, contém o estudo das condições atmosféricas com perigos característicos como a chuva, o sol, o encadeamento, o raio e muito mais.

Dessa forma, a equipe de apoio precisa estabelecer a mesma comunicação para evitar acidentes no processo de execução das atividades.

Para garantir o desempenho eficaz de todas as pessoas envolvidas no processo de movimentação de cargas, recomendamos a realização da reciclagem do treinamento. Se tratando de reciclagem, a carga horária requisitada é menor do que a capacitação.

Quer saber mais sobre a importância do treinamento de Plano de Rigging para a equipe de apoio? Manda sua dúvida para a gente.

Compartilhe
Veja também outras notícias
Siga a Ágil nas redes sociais:
© 2021 - Todos direitos reservados - Ágil Consultoria Ocupacional