Casa de caldeiras: entenda a instalação da caldeira em ambiente fechado

Casa de caldeiras: entenda a instalação da caldeira em ambiente fechado

A NR-13 – Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para gestão de integridade estrutural desses equipamentos nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando a segurança e saúde dos trabalhadores.

Aqui, queremos mostrar uma parte da necessidade de cumprimento de NR-13 para atingir esse objetivo. Por isso, vamos falar sobre como deve ser a casa de caldeiras.

Entenda como deve ser a casa de caldeiras

A casa de caldeiras deve ser afastada, no mínimo, três metros de outras instalações do estabelecimento e depósitos de combustíveis, com exceção de reservatórios para partida com até dois mil litros de capacidade, do limite de propriedade de terceiros e do limite com as vias públicas.

Essa recomendação visa a segurança das pessoas que não têm treinamento de segurança, conforme estabelecido na NR-13.

Além disso, deve dispor de pelo menos duas saídas amplas, permanentemente desobstruídas, sinalizadas e dispostas em direções distintas. Se pensarmos em emergências, algo que ninguém quer presenciar, é preciso estar preparado para minimizar os danos causados.

Deve dispor também de acesso fácil e seguro, necessário à operação e à manutenção de caldeiras, sendo que, para guarda-corpos vazados, os vãos devem ter dimensões que impeçam a queda de pessoas. Mesmo atendendo esse requisito, a empresa precisa garantir a implementação de medidas de proteção contra quedas, caso possua vulnerabilidade no local.

A casa de caldeira também deve ter um sistema de captação e lançamento dos gases e material particulado, provenientes da combustão, para fora da área de operação, atendendo às normas ambientais vigentes. Isso porque os gases resultantes de combustão e queima causam danos à saúde e podem causar morte por asfixia.

Também deve dispor de iluminação conforme normas oficiais vigentes, a fim de evitar situações de perigo nas operações e movimentação na casa de caldeiras.

Por fim, deve ter um sistema de iluminação de emergência caso opere durante a noite, considerando a mesma situação acima.

Quer saber mais sobre como deve ser a casa de caldeiras quando a caldeira estiver instalada em ambiente fechado? Entre em contato conosco!

Leia também!

Quem deve fazer a prática profissional supervisionada na operação de caldeiras NR-13

Quem deve fazer o treinamento de segurança na operação de caldeiras NR-13

Compartilhe
Veja também outras notícias
Siga a Ágil nas redes sociais:
© 2021 - Todos direitos reservados - Ágil Consultoria Ocupacional