Montagem de andaime: entenda o que diz a atualização da NR18

Montagem de andaime: entenda o que diz a atualização da NR18

Antes da aquisição e uso de andaimes é preciso que as empresas conheçam alguns procedimentos. Afinal, a NR18 aponta alguns requisitos imprescindíveis.

Além disso, deve ser observado que as empresas que fabricam os andaimes precisam estar inscritas no respectivo conselho de classe, conhecido como CREA.

Essas empresas fabricantes de andaimes devem fornecer o manual de instrução, descrito em língua portuguesa. Lembrando que importadores e locadores também precisam fornecer o manual de instrução em língua portuguesa.

A montagem do andaime só poderá ser feita no estabelecimento de acordo com o projeto elaborado, sob a responsabilidade técnica do engenheiro.

Só não é preciso usar o projeto de montagem para andaime simplesmente apoiado e construído em torre única, cuja altura deve ser no máximo quatro vezes a menor dimensão da base de apoio.

Por exemplo, se um andaime simplesmente apoiado possui uma dimensão de 1,5 m x 1 m, então multiplica o menor lado por quatro. Sendo assim, 1 m, que é a menor dimensão, deve ser multiplicado por 4: 1 x 4 = 4. Dessa forma, a altura máxima desse andaime deve ser de 4 m.

Lembrando que esse andaime deverá ser montado de acordo com o manual de instrução.

Quer saber mais sobre a montagem de andaime e outros treinamentos de segurança para empresas? Entre em contato com a nossa equipe!

Compartilhe
Veja também outras notícias
Siga a Ágil nas redes sociais:
© 2021 - Todos direitos reservados - Ágil Consultoria Ocupacional