Conceitos e princípios da direção defensiva como estratégia para evitar acidentes de trânsito

Conceitos e princípios da direção defensiva como estratégia para evitar acidentes de trânsito

Quando se fala em direção defensiva, é preciso pensar por que essa atitude deve ser colocada à frente de tudo, antes de assumir a direção de um veículo. O curso de direção defensiva está em conformidade com a legislação de trânsito, mas, além da obrigatoriedade que as empresas têm em treinar os contratados para operar a sua frota de veículos, a conscientização precisa ser praticada.

O que é direção defensiva?

A definição de direção defensiva estabelece que o condutor precisa dirigir de forma a evitar acidentes, apesar das ações de outras pessoas que compartilham do trânsito. Além disso, é preciso estar atento às condições adversas, atitude que deve ser praticada devido, principalmente, ao espaço cada vez mais movimentado por conta da grande quantidade de veículos.

Para atingir os objetivos da direção defensiva, que é dirigir de modo a evitar acidentes, focamos no termo “acidente” como definição de algo que não é esperado e que, quando ocorre, causa o dano. Sendo assim, um acidente pode ser evitado em qualquer condição se for feita análise da situação antes de agir. Porém, quando ocorre, devemos buscar qual foi a causa e trabalhar para eliminar ou evitar a repetição.

Diante de tudo isso, a estratégia para atingir os objetivos da direção defensiva é trabalhar na educação de todos os envolvidos no trânsito, com campanhas e treinamentos. Os órgãos devem atuar efetivamente com a fiscalização, que é considerada um processo de continuação da habilitação, e atuar com a aplicação da engenharia, tanto das estruturas viárias quanto dos veículos.

Embora essas condições já sejam aplicadas, é preciso fortalecer o trabalho para reduzir mais ainda o número de acidentes no trânsito.

Quer saber mais sobre os conceitos e princípios da direção defensiva como estratégia para evitar acidentes de trânsito? Entre em contato conosco.

Compartilhe
Veja também outras notícias
Siga a Ágil nas redes sociais:
© 2021 - Todos direitos reservados - Ágil Consultoria Ocupacional