Procedimentos de operação de caldeiras de acordo com a NR 13

Procedimentos de operação de caldeiras de acordo com a NR 13

A operação de caldeira deve ser realizada em conformidade com os conceitos aplicados no curso de NR 13. É crucial que o operador de caldeiras observe as recomendações contidas no manual de operação fornecido pelo fabricante, pois garantirão o prolongamento da vida útil da caldeira, sua segurança e bom funcionamento.

 

Recomendações gerais

O procedimento de partida requer algumas recomendações gerais, tais como: lubrificar os mancais dos motores antes de ligar a caldeira; limpar os eletrodos para controle de nível; limpar os queimadores e filtros de óleo; limpar os vidros dos visores; examinar as chaves eletromagnéticas; desligar as resistências elétricas do pré-aquecedor de óleo; e verificar certos itens relacionados à caldeira, como o nível de água nos depósitos, antes de ligá-la.

As válvulas que devem permanecer fechadas incluem as válvulas de saída de vapor até que a pressão de trabalho seja alcançada, as válvulas de descarga de fundo, as válvulas de descarga da coluna de nível e indicador de nível, as válvulas de vapor para o injetor, as válvulas gerais de entrada de água até que o vapor atinja a contrapressão indicada pela válvula de retenção e as válvulas de vapor do queimador.

As válvulas que devem estar abertas são as válvulas gerais de entrada de água após o vapor atingir a contrapressão indicada pela válvula de retenção, a válvula do visor de nível, a válvula da rede de óleo combustível, a válvula do vapor do pré-aquecedor e a válvula do ar primário.

No processo de acendimento, é fundamental aquecer gradualmente uma caldeira nova para evitar problemas relacionados à dilatação brusca das peças que a constituem. Portanto, é recomendável ligar a caldeira em fogo baixo por alguns minutos e desligá-la por igual período, repetindo essa operação até o aquecimento final.

A regulagem e controle do nível de água baseiam-se em dispositivos projetados para fornecer ao operador de caldeiras um controle rígido, garantindo segurança e bom desempenho da caldeira.

Além disso, manter a verificação da circulação de água e vapor no interior das caldeiras é fundamental para garantir sua segurança e a correta absorção do calor.

O processo de combustão, que é a reação rápida entre um combustível e o oxigênio, produzindo calor e luz, é definido como combustão. A eficiência da combustão está intimamente ligada a três fatores: temperatura, tempo e turbulência. É essencial verificar o poder calorífico do combustível, o sistema de controle e proteção de chama, a tiragem e executar os testes em operação, sempre atendendo aos requisitos do fabricante da caldeira.

Quer saber mais sobre procedimentos de operação de caldeiras de acordo com a NR 13? Entre em contato conosco!

Compartilhe
Veja também outras notícias
Siga a Ágil nas redes sociais:
© 2021 - Todos direitos reservados - Ágil Consultoria Ocupacional