Quem deve fazer o Curso de Plano de Rigging?

Quem deve fazer o Curso de Plano de Rigging?

Nesse artigo vamos falar sobre do que se trata Curso de Plano de Rigging e quais são as exigências da norma. Vamos lá?

Porque fazer o curso de Plano de Rigging?

A movimentação de cargas compreende as operações de elevação, transporte e descarga de objetos, que pode ser efetuada manualmente ou com sistemas mecânicos. Sendo assim, pode ocorrer acidentes e perdas de tempo se não houver um planejamento, independentemente do tamanho da carga.

O Curso de Plano de Rigging tem como objetivo a otimização dos recursos aplicados na operação (equipamentos, acessórios e outros). Para isso, indica todas as condições adversas por meio do estudo da carga a ser movimentada, recursos disponíveis e condições naturais, como o solo e vento. Dessa forma, pode apontar soluções para içar as cargas com segurança e eficácia.

Toda pessoa envolvida com a movimentação de cargas deve ser capacitada para a leitura interpretação do Plano de Rigging.

A NR 12 estabelece que profissional de movimentação de carga, nomeado Rigger, é responsável pelo planejamento e elaboração do plano de movimentação de cargas. E, para isso, deve ser capacitado.

A capacitação deve ocorrer antes de assumir a função, a fim de executar as atividades com segurança.

Quais são os conceitos aplicáveis no curso de Plano de Rigging?

Um dos conceitos é o estudo das condições naturais do solo. Isso porque os solos podem ser divididos em diversas categorias. Por exemplo, material não compactado, proximidade de escavações, depósito subterrâneo, áreas pavimentadas em solos instáveis, estradas, serviços no subsolo, condições atmosféricas etc.

Logo, é importante que a pessoa envolvida com a movimentação da carga saiba o porquê dessas condições.

No curso, o indivíduo conta com noções de física aplicada, com estudo da pressão para determinar a correta utilização de placas de apoio por baixo dos estabilizadores, independentemente da aparência do solo.

Outro conceito importante que pode acarretar problemas na movimentação de cargas são as condições naturais. O vento, por exemplo, causa constante movimento e possui diferentes características.

Por isso, é estabelecida a classificação dos tipos de ventos existentes no planeta, que varia de acordo com intensidade, direção, temperatura, umidade, além de fatores locais. O estudo para o planejamento deve considerar os principais tipos de ventos que ocorrem no mundo, por exemplo, brisas, tufão, ciclones, furacão, tornado etc.

A velocidade do vento pode ser detectada por um equipamento chamado anemômetro. Os equipamentos indicados para a movimentação de carga constante no Plano de Rigging possuem limite de capacidade em relação à velocidade do vento.

Além disso, contém o estudo das condições atmosféricas com perigos característicos, como chuva, sol, encadeamento, raio e muito mais.

Como é o treinamento

O treinamento possui aulas teóricas e práticas. Na teórica, o profissional é capacitado a realizar a movimentação de cargas interpretando e aplicando os conceitos do Plano de Rigging.

Na aula prática supervisionada são aplicados os conceitos gerais, como Inspeção geral, estudo dos sinais e outras formas de comunicação e compreensão da leitura e interpretação do plano Plano de Rigging.

Para garantir o desempenho dos funcionários e a capacitação do trabalho, recomendamos a realização da reciclagem do curso. Nesse caso, a carga horária requisitada é menor do que a de capacitação.

Tem dúvidas sobre como capacitar os funcionários e quais cursos é preciso fazer? Entre em contato conosco e envie a sua dúvida!

Compartilhe
Veja também outras notícias
Siga a Ágil nas redes sociais:
© 2021 - Todos direitos reservados - Ágil Consultoria Ocupacional