Casos de acidentes em caldeiras e vasos de pressão e suas causas de acordo com a NR13

Casos de acidentes em caldeiras e vasos de pressão e suas causas de acordo com a NR13

Quando se fala na necessidade de fazer o uso de caldeira ou vaso de pressão no processo de trabalho, devemos lembrar da existência de riscos de natureza diversificada. Tais como: explosões, incêndios, choques elétricos, intoxicações, quedas, ferimentos diversos, etc.

Deve-se, no entanto, destacar o risco de explosões por quatro motivos principais:

Na maioria dos casos suas consequências são catastróficas, em razão da violência com que as explosões se manifestam, em face da grande quantidade de energia liberada instantaneamente.

As explosões geralmente envolvem não só o pessoal de operação, como também os que trabalham nas proximidades, podendo atingir até mesmo a comunidade (vizinhos e vias públicas) e a clientela, quando se trata de empresas de serviços (hotéis e hospitais, principalmente).

No processo de trabalho que necessita de caldeira ou vaso de pressão, todas as pessoas autorizadas a executar a operação são obrigadas a executar uma série de tarefas que possuem riscos de acidentes inerentes, que podem, ainda, ser agravados por condições de insegurança peculiares a cada situação. É preciso proceder com os roteiros de inspeção diários para levantar os diversos riscos envolvidos no processo.

Dentre esses riscos, vale ressaltar os mais comuns entre outros:

- Choques elétricos

- Queimaduras

- Quedas

- Ergonomia

Seguindo os procedimentos contidos na NR-13 e demais normas regulamentadoras no processo de trabalho que necessita do uso de caldeiras e vasos de pressão, o trabalho será realizado com mais segurança.

Quer saber mais sobre como evitar acidentes em caldeiras e vasos de pressão com base NR-13? Manda sua dúvida para a gente.

Compartilhe
Veja também outras notícias
Siga a Ágil nas redes sociais:
© 2021 - Todos direitos reservados - Ágil Consultoria Ocupacional