Curso de direção defensiva: por que sua equipe precisa fazer?

Curso de direção defensiva: por que sua equipe precisa fazer?

Para ter uma frota eficiente é necessário investir também na capacitação do seu time de motoristas, evitando os riscos e consequentes prejuízos de possíveis acidentes de trânsito. Sendo assim, o curso de Direção Defensiva é um investimento com retorno garantido para o seu negócio.

O treinamento proporciona vantagens não apenas para a empresa, mas também colaboram para tornar o trânsito melhor e mais seguro para todos, motoristas, ciclistas e pedestres. Neste artigo falamos sobre o que é a Direção Defensiva e o quanto esse treinamento pode agregar à sua empresa.

O que é o curso de Direção Defensiva?

Direção Defensiva se refere ao ato de dirigir de maneira atenta, de modo a evitar acidentes de trânsito, não obstante a conduta incorreta de outros indivíduos e de condições adversas nas vias de trânsito.

O curso visa reforçar com o condutor as boas práticas, primeiros socorros e outros conformes da normatização do CONTRAN. Esse treinamento é indicado para todos os condutores, independentemente do porte do veículo que dirigem.

Como o curso de Direção Defensiva ajuda as empresas?

A maneira incorreta de conduzir o veículo é uma das grandes causas de acidentes. Existem procedimentos praticados por condutores que põem em risco a segurança dele próprio e dos demais usuários das vias. Além do mais, tais riscos podem onerar a empresa, tanto em custos quanto em queda de produtividade.

Esses ônus podem ser percebidos em situações como: um veículo inoperante para reparos após um acidente, colaboradores afastados do trabalho por causa de ferimentos, processos de terceiros por danos e vários outros enredos que se formam a partir de um efeito dominó decorrente da falta de atenção na condução do veículo.

Os acidentes ocorridos no trajeto de casa para trabalho também são considerados acidentes de trabalho, portanto devem-se também considerar esses percursos como situações de risco aos seus colaboradores.

O curso de Direção Defensiva busca capacitar o condutor para que ele, ao mesmo tempo que seja prudente o suficiente para não provocar acidentes, também esteja habilitado para conseguir evitar as ocorrências, minimizando esses riscos e os consequentes prejuízos.

O curso é somente para empresas com frota de veículos?

Não, a partir de um condutor a empresa pode contratar o curso. Para contratar esse treinamento, a empresa pode recorrer a autoescolas ou a empresas de Treinamento e Segurança do Trabalho.

A principal diferença entre as opções de cursos está no quesito flexibilidade, entre ter que enviar os condutores para a escola ou poder receber as aulas na própria empresa.

Agora que você sabe mais sobre o curso de Direção Defensiva e como ele ajuda a sua empresa, não deixe de treinar seus condutores. Fale com a gente e agende o treinamento dos seus condutores.

Compartilhe
Veja também outras notícias
Siga a Ágil nas redes sociais:
© 2021 - Todos direitos reservados - Ágil Consultoria Ocupacional