3 máquinas que não exigem CNH para serem operadas

3 máquinas que não exigem CNH para serem operadas

Na área da indústria e comércio é comum o uso de máquinas como apoio na operação para atividades mais manuais. Olhando pelo porte e complexidade pode pintar algumas dúvidas do que é necessário para se operar essas máquinas, é sobre isso que falaremos hoje.

Quais máquinas não exigem CNH para serem operadas?

Não é exigido CNH para operar máquinas que não circulam por vias públicas, que não são categorizadas como automotores. Assim, máquinas de pequeno e médio porte podem ser operadas havendo a devida capacitação, feita por meio de treinamento específico. Mais comuns no setor industrial e do comércio, alguns exemplos são:

Mini Carregadeira Transpaleteira

Plataforma de Trabalho Aéreo

Ponte Rolante

O que é preciso para começar?

Para poder operar máquinas é necessário ter uma certificação, que é direcionada tanto para a segurança do operador quanto para a melhor utilização e aproveitamento dos recursos.

Cada curso possui uma carga horária que deve ser cumprida, tanto a parte teórica quanto a parte prática. É recomendado que seja feito a reciclagem do curso de forma periódica, anualmente.

A carga horária para reciclagem é menor em comparação ao curso completo para se ter a certificação, conforme a necessidade do tipo treinamento é possível encontrar instituições que ofereça a opção EAD, para que seja feito de forma online.

Compartilhe
Veja também outras notícias
Siga a Ágil nas redes sociais:
© 2021 - Todos direitos reservados - Ágil Consultoria Ocupacional