Qual é a diferença entre Ponte Rolante, Talha e Monovia?

Qual é a diferença entre Ponte Rolante, Talha e Monovia?

A Ponte Rolante, a Talha e a Monovia são equipamentos de movimentação de carga com definições semelhantes, mas possuem características distintas que determinam suas aplicações específicas. Vamos entender melhor cada um deles.

 

Ponte Rolante

A Ponte Rolante é um equipamento de movimentação de carga que opera sustentado sobre trilhos, apoiados em vigas nas extremidades da estrutura da edificação. Possui três movimentos principais: longitudinal, transversal e vertical. O movimento longitudinal permite que a viga de sustentação do guincho se mova para frente e para trás ao longo do comprimento da edificação.

O movimento transversal possibilita o deslocamento lateral do trole ao longo da edificação, enquanto o movimento vertical permite a elevação e a descida da carga por meio do guincho instalado no trole. Essa versatilidade de movimentos permite à ponte rolante alcançar diversos pontos da edificação sem interromper outras atividades em curso.

 

Talha Elétrica

A Talha Elétrica também é um equipamento de movimentação de carga que opera sustentado sobre trilhos, apoiados em vigas. No entanto, diferentemente da ponte rolante, a talha elétrica possui apenas dois movimentos: transversal e vertical.

Dependendo das necessidades da empresa e do espaço disponível para instalação, a talha elétrica pode ter apenas o movimento vertical. A viga de sustentação do guincho não se move para frente e para trás ao longo do comprimento da edificação, o que diferencia a talha elétrica da ponte rolante.

 

Monovia

A Monovia é outro equipamento de movimentação de carga que trabalha sustentado sobre trilhos, apoiados em vigas, e também possui apenas dois movimentos: transversal e vertical. Assim como a talha elétrica, a ponte que serve de sustentação para o guincho não se move longitudinalmente ao longo da edificação. Uma característica distintiva da monovia é que a ponte pode ser reta em toda a extensão da edificação ou ter curvas específicas conforme a necessidade da empresa.

Essas são as principais diferenças entre Ponte Rolante, Talha Elétrica e Monovia. É importante ressaltar que cada equipamento requer um treinamento específico para sua operação, conforme estabelecido pela Norma Regulamentadora número 11 (NR 11), que define procedimentos para atividades como transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais.

Se você tiver mais dúvidas sobre esses equipamentos, entre em contato conosco!

Compartilhe
Veja também outras notícias
Siga a Ágil nas redes sociais:
© 2021 - Todos direitos reservados - Ágil Consultoria Ocupacional