É preciso ter CNH para poder operar máquinas?

Por Arienne Rocatto - 06/06/2018 12:12:38

Conforme porte e funcionalidade, para operar algumas maquinas é necessário ter CNH a partir da categoria C e o treinamento correspondente as funções da máquina, para que seja possível a operação com segurança e o empenho esperado. Conforme o porte de cada máquina há uma habilitação correspondente, variando de C até E. Vamos falar aqui sobre as exigências.

Quais máquinas exigem CNH para serem operadas

Geralmente máquinas de grande porte denominadas como veículo automotor, que podem circular por vias, que possuem um peso máximo de capacidade de carga e/ou transporte. Além disso cada máquina possui uma determinada função, para que seja possível seu manuseio é necessário um treinamento específico. Alguns exemplos que exigem tanto a CNH quanto o treinamento de manuseio são:

  • Manipulador de Telescópio
  • Guindaste
  • Operador de Munck
  • Rebocador Industrial
  • Moto Niveladora
  • Escavadeira Hidráulica
  • Pá Carregadeira
  • Retroescavadeira
  • Trator Agrícola

É possível operar essas máquinas tendo só CNH ou só o curso?

Para operar esses tipos de máquinas é necessário ter os dois, a CNH correspondente e o curso de capacitação, sendo que cada máquina exige um treinamento específico. Sendo assim, por mais que se tenha a CNH na categoria E, para cada tipo de máquina é necessário fazer um curso específico. Para se operar esses tipos de máquinas é necessário ter habilitação a partir da categoria C, a variação no tipo de categoria pode variar conforme função, peso e carga máxima.

Qual categoria de CNH é necessária

A exigência da CNH pode variar conforme o porte da máquina. De acordo com o Detran, a separação entre as categorias de habilitação é:

Categoria B

Condutor de veículos, cujo peso bruto total não exceda a 3.500 kg ou cuja lotação não exceda a 08 (oito) lugares, excluído o do motorista; contemplando a combinação de unidade acoplada reboque, desde que a soma dos dois não ultrapasse 3500 KG. Ex.: Automóvel, caminhonete, camioneta.

Categoria C

Condutor de veículos, utilizados em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a 3.500 Kg. O trator de roda, o trator de esteira, o trator misto ou o equipamento automotor destinado à movimentação de cargas ou execução de trabalho agrícola, de terraplenagem, de construção ou de pavimentação.

Combinação de veículos em que a unidade acoplada, reboque, não exceda a 6.000 kg. Todos os veículos abrangidos pela categoria "B". Ex: Caminhão.

Categoria D

Condutor de veículos, utilizados no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a 08 passageiros, excluindo o motorista. Todos os veículos abrangidos nas categorias "B" e "C". Ex: Microônibus, Ônibus.

Categoria E

Condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg (seis mil quilogramas) ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 (oito) lugares.

Condutor de combinação de veículos com mais de uma unidade tracionada, independentemente da capacidade de tração ou do peso bruto total. Ex.: Veículo com dois reboques acoplados.

Como é realizado o curso?

Geralmente o curso para capacitação é a empresa contratante que concede ao funcionário, caso o funcionário não possua, mas é possível que o profissional dá área faça por conta própria. Cada empresa possui seu requisito para contratação, para o curso é preciso a capacidade básica de escrita, leitura e a habilitação correspondente para as máquinas que exigem CNH.

Tem dúvida de como capacitar os funcionários e quais cursos precisam fazer? Manda sua dúvida para a gente por aqui.

Veja também

O que é o PPRA e quem deve elaborá-lo?

O PPRA é a sigla para Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. É um documento obrigatório para empresas, mas sua elaboração e as condições que regulamenta costuma gerar muitas dúvidas, por isso vamos falar mais detalhes a respeito.

Leia Mais

4 NRs mais importantes em Manutenção Industrial

No setor industrial muitos profissionais precisam passar por um treinamento prévio para se adaptar aos possíveis riscos do ambiente e conseguir o desempenho de suas funções.

Leia Mais

Quais são as certificações mais exigidas pelo mercado em segurança do trabalho?

Quem está de olho no mercado sabe que hoje em dia é preciso ter complementos além da formação base. Conforme a área que se deseja atuar é preciso ter certificações em processos e maquinas específicas.

Leia Mais

Como diminuir custos com a saúde ocupacional

Saúde Ocupacional nada mais é do que um setor específico que lida com a saúde voltada para o trabalhador. Há quem pense que sua atividade é apenas realizar os exames para admissão e demissão do funcionário, mas sua ação vai muito além disso.

Leia Mais