Operação de caldeiras: qual é a importância de diferenciar o calor da temperatura?

Operação de caldeiras: qual é a importância de diferenciar o calor da temperatura?

Os operadores de caldeiras precisam saber diferenciar o calor da temperatura. Essa diferenciação é muito importante para manter a integridade física das pessoas presentes no ambiente de trabalho, dos equipamentos e do meio ambiente.

 

Temperatura

É a grandeza física que nos possibilita entender as sensações de quente e frio. Temperatura está associada ao estado de agitação das moléculas de um corpo.

A temperatura pode ser entendida como sendo um valor numérico que expressa o estado de agitação térmica de um corpo ou substância. Logo, quanto maior a energia cinética das partículas de um corpo, maior será sua temperatura.

Quando dois corpos possuem temperaturas diferentes, surge uma transferência dessa energia térmica, ou seja, o corpo que está mais quente cede energia para o que está com menor temperatura, até que seja atingido o equilíbrio térmico. Essa energia em trânsito é chamada de calor.

 

Calor

O calor é a energia térmica em movimento. Calor sensível é aquele que provoca apenas uma variação de temperatura dos corpos, diferenciando-se do calor latente, que muda a estrutura física dos mesmos. O calor específico determina a quantidade de calor que uma unidade de massa precisa perder ou ganhar para que aconteça uma redução ou elevação de uma unidade de temperatura sem, contudo, alterar sua estrutura. Assim, se o corpo é sólido, continua sólido, se é líquido continua líquido e, se é gasoso, continua gasoso.

Calor latente é a grandeza física relacionada à quantidade de calor que uma unidade de massa de determinada substância deve receber ou ceder para mudar de fase, ou seja, passe do sólido para o líquido, do líquido para o gasoso e vice versa. Durante a mudança de fase, a temperatura da substância não varia, mas seu estado de agregação se modifica. O calor latente pode assumir tanto valores positivos quanto negativos. Se for positivo, quer dizer que a substância está recebendo calor e, se negativo, ela está cedendo calor.

Equilíbrio térmico é quando duas substâncias, ou dois objetos, a diferentes temperaturas, são colocados em contato, o calor é transferido do mais quente para o mais frio, até que as temperaturas se igualem, atingindo o equilíbrio térmico.

Esse fenômeno está sempre presente nas caldeiras em funcionamento através dos gases da combustão. Transferindo o calor para a massa d’água, a aquece, transformando-a em vapor.

Evidentemente os gases e o vapor não se misturam, não ocorrendo a equalização das temperaturas.

Quer saber mais sobre na operação de caldeiras, qual a importância de diferenciar o calor da temperatura? Manda sua dúvida para a gente.

Compartilhe
Veja também outras notícias
Siga a Ágil nas redes sociais:
© 2021 - Todos direitos reservados - Ágil Consultoria Ocupacional