O que é PEMT e quem precisa fazer esse treinamento?

O que é PEMT e quem precisa fazer esse treinamento?

PEMT é a abreviação de Plataforma Elevatória Móvel de Trabalho, o termo que a NR18 define como em um equipamento móvel, que se desloca por meio de propulsão ou por força humana ou por conexão em veículo. O equipamento possui uma área de trabalho, conhecida como cesto para a pessoa desenvolver as atividades e levar equipamentos ou ferramentas.

Além disso, o modelo de plataforma pode ser de lança ou tesoura, sendo uma opção para alcançar locais considerados como trabalho executado acima do nível inferior.

Quem precisa usar a PEMT são pessoas que executam atividades acima do solo. Para isso o equipamento permite uma movimentação mesmo estando elevado, considerando as instruções das normas de segurança que diz respeito à atender às especificações técnicas do fabricante em relação ao uso, manobra, conservação e ao exame minucioso antes de qualquer operação.

Dentre essas pessoas que precisam fazer uso da PEMT podemos citar os profissionais nos setores operacionais, da manutenção, da elétrica, as pessoas envolvidas em inventários da empresa, no setor logístico, profissionais da conservação no âmbito geral, e qualquer pessoa que precisa executar atividades em altura.

A legislação que regulamenta a segurança no uso da PEMT é a NR18, que aponta uma carga horária mínima para o treinamento de quatro horas com validade no certificado de dois anos. Porém, quando a empresa precisa treinar um grupo com um volume elevado de pessoas, é recomendado uma carga horária maior para o treinamento, buscando atingir o objetivo que é manter a integridade física.

Quer saber mais sobre Plataforma Elevatória Móvel de Trabalho – PEMT? Entre em contato conosco!

Compartilhe
Veja também outras notícias
Siga a Ágil nas redes sociais:
© 2021 - Todos direitos reservados - Ágil Consultoria Ocupacional