Segurança e conservação predial: como treinar sua equipe?

Segurança e conservação predial: como treinar sua equipe?

A gestão de um empreendimento, seja ele corporativo ou residencial, demanda mão de obra qualificada e gerenciamento para o funcionamento e a manutenção de algumas áreas importantes no prédio, como recepção, limpeza, jardinagem, ascensorista de elevador, central de vigilância e segurança.

Para isso, boa parte dos condomínios terceiriza a conservação predial e contrata empresas especializadas e funcionários treinados para esses trabalhos.

Isso é possível porque em março de 2017 foi sancionada a lei nº 13.429/2017 da legislação trabalhista, pelo então presidente Michel Temer. Antes disso, a terceirização já era lícita, mas a nova lei abriu ainda mais possibilidades para o setor, já que, de acordo com dados do IBGE, 22% dos trabalhadores formais eram terceirizados em 2018.

Como garantir profissionais capacitados para tais funções?

A atenção que é dada ao nível de conhecimento e experiência dos candidatos, com análise de currículos e entrevistas, deve ser estendida na qualificação dos novos funcionários, oferecendo treinamento adequado para cada área de atuação.

Quando os colaboradores recebem a capacitação apropriada e sentem-se preparados para desempenharem suas funções, sua produtividade aumenta consideravelmente, os atrasos na execução das tarefas e o volume de acidentes de trabalho são minimizados e o número de demissões e desperdícios de material também diminuem.

Por esses e outros motivos, o investimento em treinamentos é tão importante, já que o funcionário terceirizado levará o nome da empresa que o contratou e, se o seu trabalho não for executado de maneira satisfatória, seu empregador correrá o risco de ter o contrato desfeito.

Quais os tipos de treinamento que podem ser oferecidos?

Os treinamentos podem ser internos ou externos. Quanto à capacitação que acontece dentro da empresa, o colaborador deve ser treinado pelo seu gestor sobre sua função: o que, como e quando executar determinada tarefa, além do acompanhamento das atribuições por determinado período, até a sua adaptação.

Quanto aos treinamentos externos, é imprescindível capacitar o trabalhador quanto à prevenção de acidentes, ao uso correto de EPIs, como uniformes, luvas, capacetes, máscaras e ao manuseio correto de máquinas e equipamentos.

A Ágil Ocupacional oferece treinamentos in company que atendem aos requisitos das Normas Regulamentadoras, como:

NR05 - CIPA

NR06 - Uso Correto de EPIs

NR12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos

É interessante criar também planos de treinamento periódicos para sua equipe, dessa forma, o profissional estará sempre apto e reciclado para exercer suas tarefas. A Ágil Ocupacional conta com um quadro rigorosamente selecionado e competente para oferecer treinamentos dinâmicos e práticos, fazendo com que seu pessoal entenda e aplique todo o aprendizado no dia a dia de forma natural.

Fale conosco e qualifique sua equipe com a proficiência que seus colaboradores merecem!

Compartilhe
Veja também outras notícias
Siga a Ágil nas redes sociais:
© 2021 - Todos direitos reservados - Ágil Consultoria Ocupacional