Como diminuir custos com a saúde ocupacional

Por Arienne Rocatto - 27/09/2018 12:27:41

O que é Saúde Ocupacional

Saúde Ocupacional nada mais é do que um setor específico que lida com a saúde voltada para o trabalhador. Há quem pense que sua atividade é apenas realizar os exames para admissão e demissão do funcionário, mas sua ação vai muito além disso.

Seu principal objetivo é agir como forma de prevenção de doenças e demais problemáticas que possam se originar a partir do ambiente de trabalho. Vale lembrar que a saúde ocupacional é caracterizada como um setor obrigatório dentro de empresas, seja qual for seu porte (pequeno, médio e grande).

Quais são os benefícios agrega para a empresa?

As empresas que investem na segurança e saúde ocupacional previnem situações que podem colocar em dúvida a integridade física e mental de seus trabalhadores. A partir das ações de prevenção de riscos e de iniciativas à saúde, o perigo de acidentes laborais e doenças ocupacionais é reduzido. A empresa conseguirá sentir o efeito em forma de:

Diminuição dos custos

Riscos que levam a acidentes, falta e redução de pessoal e consequentemente afetam todo o sistema de produção. Além disso trabalhar para eliminar e mitigar riscos ajuda a diminuir gastos como, por exemplo, com algum item de IPI que não será mais necessário, eliminar um ambiente insalubres a ponto de que não será mais necessário arcar adicional de insalubridade.

Aumento da produtividade da equipe

O trabalhador exposto a riscos ocupacionais tende a ter o seu rendimento prejudicado, por isso a importância de se proporcionar um ambiente adequado, para que os funcionários se sintam mais motivados e focados em suas atividades e consigam produzir mais e com melhor qualidade.

Evita o risco de multas e processos trabalhistas

Já falamos sobre a obrigatoriedade da empresa em aplicar a saúde ocupacional, estar em dia com a legislação reduz as chances processos trabalhistas, evitando inclusive de ter as atividades suspensas.

Principais programas da medicina do trabalho

Alguns dos principais programas que envolve a saúde ocupacional e que certamente sua empresa deve ter:

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)

Este programa é estabelecido pela Norma Regulamentadora NR-9 e tem a finalidade de definir uma metodologia de ação que garanta a prevenção da saúde e integridade dos trabalhadores diante de todos os riscos existentes no local.

Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT)

O LTCAT é um documento que visa registrar os agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho. Ele avalia a insalubridade ou periculosidade para o empregado e propõe a execução de medidas que evitem possíveis problemas.

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)

Programa que monitora a saúde do empregado durante toda a trajetória profissional dentro da empresa. Ele abrange, da admissão à demissão, todos os exames dessa etapa exigidos por Lei.

Você pode aplicar em sua empresa as medidas de segurança e saúde de trabalho e elevar o nível de excelência da sua organização. Conte conosco se precisar de ajuda em capacitar sua equipe e elaborar seus programas de prevenção.

Mande sua mensagem ou dúvida para gente por aqui.

Veja também

Turma Aberta de NR35 - Trabalho em Altura

Precisa de um treinamento em NR35 - Trabalho em Altura? Clique aqui e saiba mais sobre nossa turma aberta para este mês de março.

Leia Mais

Quais são as certificações mais exigidas pelo mercado em segurança do trabalho?

Quem está de olho no mercado sabe que hoje em dia é preciso ter complementos além da formação base. Conforme a área que se deseja atuar é preciso ter certificações em processos e maquinas específicas.

Leia Mais

Conheça as cargas horárias e validade dos cursos de segurança do trabalho

Se manter atualizado na área de segurança do trabalho é algo mais que importante para se ter um bom desempenho, é obrigatório pois faz parte das exigências das NRs.

Leia Mais

Como aumentar a produtividade e qualidade dos serviços

As máquinas podem ajudar a fazer grandes produções, mas são as pessoas que tornam esse processo possível, e que levarão sua empresa a ir para o próximo nível de excelência. Confira algumas dicas de como fazer a produtividade da sua empresa decolar.

Leia Mais