Como capacitar os funcionários sem parar a produção?

Por Arienne Rocatto - 22/08/2018 09:21:54

Quanto mais preparo e qualificação dos funcionários melhores são os resultados que a empresa pode ter. Mas não é uma tarefa fácil trabalhar essa qualificação constante e manter a produção, por isso vamos falar de pontos importantes que vão ajudar sua empresa.

Planejamento

Atendendo às normas regulamentadoras e até mesmo para manter um diferencial competitivo, as empresas precisam fornecer cursos de segurança do trabalho a seus funcionários, para que possam realizar determinadas atividades, sendo que devem ser aplicados treinamentos e reciclagens com uma certa periodicidade. Conforme o segmento e ramo de atividade da empresa pode ser necessário mais de um tipo de curso.

Vejamos uma base por onde a empresa pode iniciar o planejamento

  • Quais cursos a empresa precisa aplicar?
  • Qual a validade do curso?
  • Quando o curso foi aplicado pela última vez?
  • Quais são os setores e as pessoas que precisarão realizar?
  • Qual é a melhor época para a empresa conseguir administrar essa atividade?

Um checklist básico, mas que ajuda a começar a mapear as necessidades, com isso é possível traçar qual é a melhor forma para empresa conseguir realizar os treinamentos. Por exemplo: aproveitar a época de menor produção para aplicar os treinamentos, ou separar grupos que farão o treinamento de forma que sempre haja pessoas em normal atividade em cada setor.

Aplicando os treinamentos

Os cursos e reciclagem precisam ser feitos de tempos e tempos, com isso é possível se preparar e escolher o melhor período para fazê-lo, isso também ajuda para que sua empresa possa aplicar o curso para mais pessoas ao mesmo tempo e possa administrar de uma forma melhor essa atividade. Uma forma de se criar um calendário de atividades para tornar até os períodos mais parados em proveitosos para a empresa.

Se sua empresa não possui um técnico em segurança habilitado para aplicar todos os treinamentos que se precisa, é possível contratar instituições ou empresas da área de segurança do trabalho que podem fazê-lo. Hoje é possível encontrar serviços que ofereçam opções de treinamentos in company, ou seja, seus funcionários não precisam se deslocar a outros lugares para receber o treinamento, o que também facilita para que sua empresa administre mais de perto essa atividade.

Por que realizar periodicamente os treinamentos?

Sim, é para se cumprir com as normas regulamentadoras também, mas se trata de manter um nível de qualidade nos processos e no trabalho final que é entregado, afinal prevenir e evitar acidentes ainda é muito mais barato do que reparar danos e perdas.

Os resultados estão ligados à excelência que se tem para realizar determinada atividade, produzir mais e melhor também está ligado ao fato de dar insumos à equipe, para manter um alto padrão, não deixando que vícios do dia a dia atrapalhem a qualidade e o rendimento.

Carga horária e validade dos cursos

Grande parte dos cursos de segurança do trabalho possuem validade entre 1 a 2 anos, sendo que a carga horária pode variar de 4 a 20 horas. Para maior comodidade e controle, a empresa recorrer a serviços como os cursos in company, para isso basta que Se tenha uma estrutura onde possam ser ministrados os cursos.

Quer uma ajuda de como planejar os treinamentos na sua empresa? Manda para gente sua dúvida, clique aqui.

Nós falamos em outra publicação mais detalhes sobre os cursos na área de segurança do trabalho, suas cargas horárias e validade, se ainda não conferiu recomendamos fortemente. Acesse aqui o conteúdo.

Veja também

Como implantar uma CIPA na empresa?

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (** CIPA** ) é uma das coisas mais importantes no que se refere à segurança e medicina do trabalho dentro de uma empresa, também faz parte do cumprimento das disposição da NR 05.

Leia Mais

Quais são as certificações mais exigidas pelo mercado em segurança do trabalho?

Quem está de olho no mercado sabe que hoje em dia é preciso ter complementos além da formação base. Conforme a área que se deseja atuar é preciso ter certificações em processos e maquinas específicas.

Leia Mais

Como aumentar a produtividade e qualidade dos serviços

As máquinas podem ajudar a fazer grandes produções, mas são as pessoas que tornam esse processo possível, e que levarão sua empresa a ir para o próximo nível de excelência. Confira algumas dicas de como fazer a produtividade da sua empresa decolar.

Leia Mais

Como avaliar as medidas preventivas do PPRA?

A análise global do PPRA é uma medida muito importante e serve para revalidar o PPRA da empresa, por isso deve ser realizada anualmente. Nesse arquivo vamos mostrar justamente como realiza-la.

Leia Mais