Como aumentar a produtividade e qualidade dos serviços

Por Arienne Rocatto - 29/08/2018 12:27:38

As máquinas podem ajudar a fazer grandes produções, mas são as pessoas que tornam esse processo possível, e que levarão sua empresa a ir para o próximo nível de excelência. Confira algumas dicas de como fazer a produtividade da sua empresa decolar.

Garanta um ambiente de trabalho seguro

Segurança e saúde no trabalho não dependem só de treinamentos para ser efetivamente aplicado, é necessário que a empresa tenha consciência e providencie meios para que as atividades sejam realizadas da melhor maneira possível.

Por exemplo, se na produção há uma máquina que se aquece, e que pode causar queimadura, o treinamento é parte de um conjunto de medidas de segurança, outro fator que pode ajuda a tornar o ambiente mais seguro seria aplicar medidas de engenharia para tornar o manuseio da máquina mais seguro.

As medidas de segurança e saúde do trabalho não podem ser feitas de forma isolada, precisam ser conjuntas a outras ações. A empresa precisa evoluir constantemente os seus processos de segurança para garantir um ambiente adequado e propício para a produção, incentivar os funcionários com as boas práticas e ser um exemplo.

O que nos leva ao próximo tópico, continue com a gente até o final.

Envolva e engaje seus funcionários

Ter um ambiente seguro é o mínimo que se precisa fornecer para que a equipe tenha condições de trabalho, mais somente isso não garante o engajamento, ou seja, a motivação e o envolvimento dos funcionários.

Programas de incentivo ajudam a trabalhar esse processo, envolve os funcionários e faz com que haja cobrança entre si para uma contribuição coletiva, vale até mesmo aplicar recompensas que premiem comportamentos seguros. É uma forma de mostrar o cuidado que a empresa tem com as pessoas e a seriedade que trata o assunto.

Programas de incentivo e ações como a CIPA podem ajudar na sua cultura de segurança e saúde do trabalho. Você pode conferir como montar uma CIPA em sua empresa em nosso artigo, é só clicar aqui.

Elimine os risco para aumentar a produtividade

Às vezes para que se produza mais basta eliminar as refrações e perdas, aumentando assim a efetividade do trabalho. Seguir os pontos que falamos acima já é um ótimo caminho para isso, além da produtividade a qualidade da execução também aumentará e irá valorizar a entrega final. Traduzindo em rendimentos estamos falando de prazos, qualidade, capacidade de produção e valorização do serviço. Quem nunca investiu um pouco mais para ter segurança em um produto/serviço que demonstrasse qualidade superior?

Se você chegou até aqui é porque certamente quer um nível de excelência, e certamente está no caminho certo para isso. Pensar nas pessoas que movem sua empresa é caminho para torna-la melhor.

Conte com a gente para tirar dúvidas de como evoluir a maturidade dos seus processos de segurança e saúde do trabalho. Nos envie suas dúvidas e sugestões por aqui , sua opinião é muito importante para nós.

Veja também

Turmas Abertas para Março de 2018

A Ágil está preparando turmas abertas para este ano de 2018. Click aqui e veja quais turmas serão abertas.

Leia Mais

Quem deve fazer o curso da NR 35, trabalho em altura?

Nesse artigo vamos falar sobre do que se trata a NR 35 Trabalho em altura, quais são as exigências dessa norma e para quem é indicado seu treinamento. Vamos lá?

Leia Mais

Como avaliar as medidas preventivas do PPRA?

A análise global do PPRA é uma medida muito importante e serve para revalidar o PPRA da empresa, por isso deve ser realizada anualmente. Nesse arquivo vamos mostrar justamente como realiza-la.

Leia Mais

Como diminuir custos com a saúde ocupacional

Saúde Ocupacional nada mais é do que um setor específico que lida com a saúde voltada para o trabalhador. Há quem pense que sua atividade é apenas realizar os exames para admissão e demissão do funcionário, mas sua ação vai muito além disso.

Leia Mais