Quais são as certificações mais exigidas pelo mercado em segurança do trabalho?

Quais são as certificações mais exigidas pelo mercado em segurança do trabalho?

Quem está de olho no mercado sabe que hoje em dia é preciso ter complementos além da formação base. Conforme a área que se deseja atuar é preciso ter certificações em processos e maquinas específicas. A gente trouxe algumas dicas para você turbinar seu currículo.

Escolha o segmento em que quer trabalhar

Cada segmento possui procedimentos e máquinas específicas que vão exigir conhecimentos e prática, até mesmo para o cumprimento das normas regulamentadoras. Alguns cursos são multiuso e podem te ajudar a ter uma atuação mais abrangente, mas é preciso manter o foco e ter clareza sobre o caminho que deseja seguir em sua carreira.

A área de segurança e saúde do trabalho permite que o técnico atue em diversos segmentos, construção civil, saúde, logística, indústria, agroindústria entre outras.

Escolher se especializar em uma área torna possível uma formação mais rápida e aumenta sua chance de se destacar para conseguir a vaga desejada, tanto para quem está entrando quanto para quem já está nesse mercado.

Certificações Complementares

Entender e dominar processos e ferramentas de uma área pode te colocar um passo mais próximo para conquistar aquela vaga, outros recursos que ajudam bastante também são habilidades gerais que podem ajudar no desempenho de sua função, como ter CHN, outro idioma, curso em gestão ambiental entre outros. Conhecimento nunca é demais.

Cada vez mais as empresas buscam técnicos que já possuam certificações em seu segmento, principalmente se falando de certificações que habilitem para ministrar treinamentos e acompanhar vistorias.

As empresas precisam fornecer cursos de reciclagem, que são realizados periodicamente, ter um profissional que possa replicar determinados cursos traz uma vantagem de custos e comodidade para sua programação.

Além de destaque também é considerado uma remuneração diferenciada, assim como em qualquer área, em teoria quanto mais especialista é o profissional, mais diferenciado é sua remuneração.

Os cursos mais exigidos pelo mercado

Separamos em nossa lista os cursos mais procurados pelos profissionais que buscam se destacar na área:

TRABALHO EM ALTURA

ESPAÇO CONFINADO

DIREÇÃO DEFENSIVA

EMPILHADEIRA

PONTE ROLANTE

MONTAGEM DE ANDAIME

TRANSPALETEIRA

MANIPULADOR DE TELESCÓPIO

REBOCADOR INDUSTRIAL

GUINDASTE

TALHA ELÉTRICA

TRATOR AGRÍCULA

RETROESCAVADEIRA

ESCAVADEIRA HIDRÁULICA

PÁ CARREGADEIRA

Gostou das dicas? Compartilhe nas redes sociais para que essa dica ajude outras pessoas também. 

Compartilhe
Veja também outras notícias
Siga a Ágil nas redes sociais:
© 2021 - Todos direitos reservados - Ágil Consultoria Ocupacional