Como avaliar as medidas preventivas do PPRA?

Como avaliar as medidas preventivas do PPRA?

A análise global do PPRA é uma medida muito importante e serve para revalidar o PPRA da empresa, por isso deve ser realizada anualmente. Nesse artigo vamos mostrar justamente como realiza-la.

Mas antes de adentramos o assunto é importante termos claro a diferença entre esses dois conceitos, atualização e análise global.

A diferença entre Atualização do PPRA e Análise Global

Atualização do PPRA acontece, por exemplo, quando a empresa cri, um novo setor e precisa incluir ao PPRA, pois novas funções envolvem novas atividades e riscos, e então anexa as informações no próximo PPRA.

Análise global é uma revisão geral do PPRA, geralmente feita no final do ano, verificando tudo o que o documento abrangeu no ano: o que foi proposto no cronograma, o que foi e o que não cumprido, o que gerou resultado , levantar tudo o que não foi feito e reagendar no PPRA do ano posterior.

“9.2.1.1 Deverá ser efetuada, sempre que necessário e pelo menos uma vez ao ano, uma análise global do PPRA para avaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades.”

Como fazer a análise global do PPRA

PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, vamos etapas primordiais:

Atualizar o reconhecimento e antecipação dos riscos Se o processo de trabalho sofreu mudanças provavelmente os riscos também, por isso é necessário atualizar o PPRA anualmente.

Estabelecer novas prioridades e metas de avaliação e controle As prioridades e metas do PPRA precisam ser atualizadas anualmente, a ideia é que durante o ano vigente seja cumprido as ações propostas, assim na análise global deve ser verificado quais foram executadas, se houve alguma pendência e quais.

Fazer a medida do controle e avaliação e eficácia Avaliar a efetividade das ações e realizar os ajustes necessários, visando as prioridades e metas estabelecidas.

Registro e divulgação dos dados O PPRA é um documento que precisa ser guardado por no mínimo 20 anos - NR 9 item 9.3.8.2 , seus dados devem ser de fácil acesso a todos os trabalhadores e deve ser discutido nas reuniões da CIPA.

A base a ser seguida é o da Norma Regulamentadora 09, a análise global é fundamental para o planejamento da sua empresa.

Gostou do artigo ou ficou com alguma dúvida? Fale conosco! Estamos à disposição para esclarecer suas principais dúvidas. 

Compartilhe
Veja também outras notícias
Siga a Ágil nas redes sociais:
© 2021 - Todos direitos reservados - Ágil Consultoria Ocupacional