5 benefícios dos cursos de segurança do trabalho para as empresas

Por Arienne Rocatto - 18/07/2018 11:29:38

1 – Evitar acidentes e evitar custos

A prevenção de riscos gera para os funcionários um ambiente mais favorável para o desempenhos das atividades, a ação preventiva da empresa que segue as normas regulamentadoras evita custos, como em casos de processos judiciais, afastamento de funcionários, reposição ou troca de equipamentos e infraestrutura.

2 – Aumento da produtividade

Com a gestão da segurança e os devidos treinamentos dos colaboradores, a equipe estará apta para desempenhar melhor suas atividades. Essa eficiência gera o aumento da produtividade, tanto pela parte que os colaboradores se sentirão confiantes em realizar o trabalho em um ambiente seguro, quanto pelo fato de estar bem capacitado.

3 - Credibilidade e valor para a empresa

A eficiência dos profissionais transparece na qualidade dos serviços e produtos, e essa diferença é sentida pelo cliente. Todo o processo da gestão da segurança do trabalho gera valor agregado para uma empresa que possui processo, que cria padrões de qualidade e excelência.

4 – Engajamento dos funcionários

Uma equipe que recebe os cuidados sobre seu bem-estar, preparo e investimento para ter melhor desempenho, certamente fica motivada a produzir mais e melhor. Como já comentamos a respeito, a qualidade dos produtos e serviços é afetada diretamente e isso se torna um poderoso diferencial competitivo.

5 – Aumento na qualidade dos serviços

Uma empresa com profissionais motivados, que possuem condições seguras para produzir mais e melhor conseguem melhor performance. Ter processos melhores garantem produtos melhores e até mesmo a possibilidade de ampliar a escala de produção, além da valorização que recebem perante a todo um padrão de qualidade que destaca a empresa.

Gostaria de implantar a gestão de segurança e treinar seus colaboradores, mas não sabe por onde começar? Envie sua dúvidas para gente, basta clicar aqui para mandar uma mensagem.

Veja também

4 NRs mais importantes em Manutenção Industrial

No setor industrial muitos profissionais precisam passar por um treinamento prévio para se adaptar aos possíveis riscos do ambiente e conseguir o desempenho de suas funções.

Leia Mais

Como implantar uma CIPA na empresa?

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (** CIPA** ) é uma das coisas mais importantes no que se refere à segurança e medicina do trabalho dentro de uma empresa, também faz parte do cumprimento das disposição da NR 05.

Leia Mais

Como avaliar as medidas preventivas do PPRA?

A análise global do PPRA é uma medida muito importante e serve para revalidar o PPRA da empresa, por isso deve ser realizada anualmente. Nesse arquivo vamos mostrar justamente como realiza-la.

Leia Mais

O que é o eSocial e como impacta a segurança e saúde do trabalho?

O eSocial é uma nova medida do Goveno Federal e afeta bastante a rotina do profissional da área de segurança e saúde do trabalho. Nesse artigo vamos te contar tudo o que você precisa para ficar por dentro desse assunto.

Leia Mais