5 benefícios dos cursos de segurança do trabalho para as empresas

Por Arienne Rocatto - 18/07/2018 11:29:38

1 – Evitar acidentes e evitar custos

A prevenção de riscos gera para os funcionários um ambiente mais favorável para o desempenhos das atividades, a ação preventiva da empresa que segue as normas regulamentadoras evita custos, como em casos de processos judiciais, afastamento de funcionários, reposição ou troca de equipamentos e infraestrutura.

2 – Aumento da produtividade

Com a gestão da segurança e os devidos treinamentos dos colaboradores, a equipe estará apta para desempenhar melhor suas atividades. Essa eficiência gera o aumento da produtividade, tanto pela parte que os colaboradores se sentirão confiantes em realizar o trabalho em um ambiente seguro, quanto pelo fato de estar bem capacitado.

3 - Credibilidade e valor para a empresa

A eficiência dos profissionais transparece na qualidade dos serviços e produtos, e essa diferença é sentida pelo cliente. Todo o processo da gestão da segurança do trabalho gera valor agregado para uma empresa que possui processo, que cria padrões de qualidade e excelência.

4 – Engajamento dos funcionários

Uma equipe que recebe os cuidados sobre seu bem-estar, preparo e investimento para ter melhor desempenho, certamente fica motivada a produzir mais e melhor. Como já comentamos a respeito, a qualidade dos produtos e serviços é afetada diretamente e isso se torna um poderoso diferencial competitivo.

5 – Aumento na qualidade dos serviços

Uma empresa com profissionais motivados, que possuem condições seguras para produzir mais e melhor conseguem melhor performance. Ter processos melhores garantem produtos melhores e até mesmo a possibilidade de ampliar a escala de produção, além da valorização que recebem perante a todo um padrão de qualidade que destaca a empresa.

Gostaria de implantar a gestão de segurança e treinar seus colaboradores, mas não sabe por onde começar? Envie sua dúvidas para gente, basta clicar aqui para mandar uma mensagem.

Veja também

O que é o PPRA e quem deve elaborá-lo?

O PPRA é a sigla para Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. É um documento obrigatório para empresas, mas sua elaboração e as condições que regulamenta costuma gerar muitas dúvidas, por isso vamos falar mais detalhes a respeito.

Leia Mais

É preciso ter CNH para poder operar máquinas?

Conforme porte e funcionalidade, para operar algumas maquinas é necessário ter CNH a partir da categoria C e o treinamento correspondente as funções da máquina, para que seja possível a operação com segurança e o empenho esperado.

Leia Mais

Como capacitar os funcionários sem parar a produção?

Quanto mais preparo e qualificação dos funcionários melhores são os resultados que a empresa pode ter.

Leia Mais

Como fazer a investigação de acidente de trabalho

É importante realizar uma investigação de acidente de trabalho para ajudar na prevenção, identificar as origens e principais causas. Dessa forma é possível evitar grandes perdas para a empresa, para os trabalhadores e suas famílias.

Leia Mais