4 passos simples para organizar o SIPAT

4 passos simples para organizar o SIPAT

Realizar um evento como o SIPAT, Semana Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho, é um verdadeiro desafio para os profissionais de RH e Segurança do Trabalho pois, além de ser obrigatório em cumprimento da regulamentação, exige muito conteúdo e cuidado em seu preparativo. Por isso separamos aqui quatro dicas fundamentais para te ajudar.

O que é o SIPAT?

Antes de mais nada, é importante alinhar a informação sobre o que é a SIPAT e sua importância, afinal, isso determinará o rumo de como a empresa deverá realizar o evento.

Como já mencionamos, SIPAT é a sigla para Semana Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho, seu objetivo é chamar a atenção dos funcionários e orientar para a importância da prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais. A ideia desse evento é capacitar os funcionários à prevenção, por meio de uma programação com atividades educacionais e práticas.

Sua obrigatoriedade é regulamentada pela NR 5, que determina a SIPAT como uma das obrigações da CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, e deve acontecer uma vez por ano. Não importa o segmento, se a empresa tem a CIPA implantada, ela deverá realizar a SIPAT. Se você tem alguma dúvida sobre como implantar a CIPA em sua empresa, não deixe de conferir nossa dica no blog.

Quais os benefícios da SIPAT para a empresa?

Os benefícios podem ser percebidos tanto pela empresa quanto pelos funcionários. Isso porque a ação traz a oportunidade de melhorias e fortalecimento da cultura organizacional, ajuda na prevenção a acidentes de trabalho e na redução do índice de afastamentos por problemas de saúde ocupacional e com isso afeta também na produtividade das equipes e num melhor clima organizacional.

Em resumo a realização da SIPAT proporciona um círculo virtuoso de boa conduta, o que fortalece os padrões de qualidade e produtividade. Um ambiente perfeito para bons rendimentos, não é mesmo? Então vamos entender como realizar esse evento.

Como organizar a SIPAT?

Para organizar uma ação que acontece por uma semana inteira é bom se planejar com antecedência. Na SIPAT são oferecidos, geralmente, palestras, treinamentos de segurança, workshops para promover interação entre as equipes, entre outras atividades.

Com esses quatro passos ficará mais simples organizar e preparar:

1. Organize com antecedência

A SIPAT é uma atividade obrigatória que a CIPA deve realizar, logo coloque na programação tudo o que é necessário, aqui você já aproveita para documentar todo o processo. Não existe um período obrigatório, então fica a critério da empresa escolher quando realizar a atividade. Procure estabelecer itens, como:

Datas das reuniões da CIPA para organizar a SIPAT;

Data e horário da SIPAT;

Locais para abertura, atividades e encerramento do evento;

Tema principal da SIPAT;

Atividades a serem realizadas;

Parceiros e patrocinadores;

Recursos financeiros e materiais necessários.

Lembre-se de anotar todas as decisões na ata para a devida formalização.

2. Constitua uma equipe organizadora

Crie uma equipe organizadora, responsável por planejar e executar o projeto. Determine a divisão de tarefas entre os membros da CIPA, criando subgrupos de modo a distribuir as atividades e responsabilidades entre todos. É importante definir um coordenador para conduzir as etapas, geralmente é um membro da CIPA.

3. Estabeleça um cronograma

Ao planejar o cronograma, inclua na programação a abertura da SIPAT, esclarecendo sobre sua importância e a participação de todos. Algumas ideias de atividades para incluir no evento são:

Palestras;

Vídeos;

Treinamento em segurança do trabalho;

Sessões de ginástica laboral;

Gincanas;

Dinâmicas;

Sorteios;

Premiações.

Para cumprir a legislação não é necessariamente ter palestras todos os dias da semana, o que é necessário e obrigatório é que a empresa faça campanhas de orientação e conscientização durante uma semana.

4. Divulgue a SIPAT

Tudo planejado, e com antecedência, é hora de divulgar o evento e incentivar a participação de todos da empresa.

Publique em murais e faixas, faça cartazes com o cronograma, envie comunicados por intranet e convites por e-mail, informe a data e as atividades. Dessa forma é possível garantir uma maior participação.

Organizar a SIPAT é uma atividade obrigatória que envolve toda a empresa, mas é justamente essa movimentação que faz render benefícios significativos.

Precisa capacitar ou aplicar reciclagem de treinamentos para sua equipe? Fale conosco, confira nossas soluções em treinamento in company.

Compartilhe
Veja também outras notícias
Siga a Ágil nas redes sociais:
© 2021 - Todos direitos reservados - Ágil Consultoria Ocupacional