Engenharia

Gestão da Manutenção

A implementação da gestão da manutenção considera a recomendação de fabricação de cada máquina, e possui relevância visto que uma vez que uma máquina é colocada à exposição de sua resistência de operação que gera o desgaste e mesmo não sendo exposta à grandes esforços o próprio uso ou apenas o funcionamento gera desgaste que necessita ser inspecionados e de reajustes considerados dos mais simples até uma manutenção complexa.

A gestão da manutenção é importante porque mesmo que cada máquina foi fabricada atendendo todos os procedimentos e requisitos que visa melhorar o processo de trabalho, além de manter a integridade das pessoas que estarão expostas e do ambiente.

Alguns modelos dessas máquinas segue o padrão de fabricação de outros países no qual é de origem do fabricante, isso se faz necessário o alinhamento a adaptação de informações e normas do país que será realizada a operação das máquinas.

Uma coisa que é relevante é que a situação de fabricação pode ser alterada devido a necessidade de ser transportada desmontada, por isso as peças podem sofrer alteração e com a manutenção adequada essa situação pode ser evitada.

Em vista disso, se faz necessário nesse ambiente a análise de configurações do projeto e das operações das maquinas para que a intenção de produção seja alcançada nas melhores condições e com a qualidade desejada, já que a gestão da manutenção engloba os tipos de manutenção tais como manutenção preditiva; detectiva; preventiva; proativa; além da corretiva.

Como é o processo: O nosso Engenheiro Mecânico faz a visita no estabelecimento para coletar informações sobre as Máquinas e Equipamentos, realiza a coleta de informações para iniciar o plano de manutenção com objetivo de melhoria no processo produtivo da empresa e redução de custos atendendo todas as necessidades da empresa e seguindo a normas e legislações aplicáveis.

 

O Problema

Atualmente na empresa estudada, o tipo de manutenção mais utilizada é a manutenção corretiva, sendo a manutenção preventiva raramente aplicada. Essa condição acontece porque a gestão da manutenção ainda não é aplicada dentro do planejamento estratégico da empresa.

Diante do exposto, pode-se levar em consideração que as receitas da empresa enfraquece já que a competição de posição da empresa no mercado de trabalho exige que seja feita uma produção com menor tempo e uma qualidade eficaz. Neste caso, a competitividade do mercado é impactada devido as ocorrências de quebras eventuais das máquinas durante a execução das atividades.

Em determinadas circunstâncias de operação pode não ocorrer uma eventual quebra de alguma máquina, porém o desgaste ocasionado pelo o uso reduz drasticamente a eficiência da máquina, neste caso para que não ocorra uma parada eventual e inesperada é necessário que se realize o serviço de forma recuada, aumentando o tempo de entrega do serviço e consequentemente o aumento do custo de produção.

Quando situações de manutenção são realizadas na dinâmica de forma recuada, ocorrem divergências entre o atual departamento de manutenção e o departamento de qualidade, uma vez que ambos tentam competir para chegar à eficácia no processo em geral.

Quando é apresentado o aumento no custo de produção com relação a manutenção inesperada, é devido ao atendimento ao cliente no qual é apresentada na proposta de produção que a empresa promete a entrega do produto em um determinado tempo, já que as ocorrências de quebra ocorre durante a execução das atividades, as maquinas não podem parar, com isso não há tempo de planejar orçamentos para a compra e trocas de peças, custos de mão de obra de manutenção, deslocamento da máquina para local adequado de manutenção e ocorrência de acidente já que toda essa situação não foi planejada ou apontada no planejamento.

Diante desse cenário, evidencia-se a perda na produção, queda de relacionamento com clientes por falta de cumprimento de qualidade dos produtos, bem como o enfraquecimento da competitividade de mercado devido ao alto custo de manutenção que reflete no processo produtivo.

Portanto, o problema de pesquisa que norteia o desenvolvimento deste trabalho direciona-se a responder o seguinte questionamento: Como um programa de gestão da manutenção pode melhorar a manutenção e disponibilidade das máquinas?

Entre em contato

Nossos clientes

  • CPFL
  • Medabil
  • Tejofran
  • Sanasa
  • Paxlub
  • Jofege
  • Itayá
  • Ask Chemicals
  • ASA Alumínio
  • Yara
  • Viracopos Aeroportos
  • Veman
  • Karcher
  • Kothe
  • Manserv
  • Verzani & Sandrini
  • UNASP
  • Embraer
  • Intertech Brasil
  • Kurita
  • Engetax
  • Termocom
Siga a Ágil nas redes sociais:
© 2021 - Todos direitos reservados - Ágil Consultoria Ocupacional